Monday 18 August 2008

Helton a.k.a. Bafo....


...has got the grestest results for far.
Last year he made the 85km-stage in 12 hours 14 minutes,
he may do it in 11 hours this year. The pix shows him between two other mates.

Friday 15 August 2008

PRESS INFO


Acontecerá entre 7 ao 16 de Outubro na Floresta Nacional do Tapajós, considerada uma das mais belas unidades de conservação do brasileira pelas suas comunidades, biodiversidade e beleza cênica. São quase 600.000 hectares de reserva cercada por floresta densa e as águas do Rio Tapajós, um dos mais bonitos e menos poluídos do mundo.
A Maratona da Selva é uma competição de auto-suficiência, o que significa que os participantes terão que trazer sua própria alimentação e equipamento como rede de dormir, mosquiteiro, primeiros socorros etc.
Uma centena de participantes dos mais diversos países tentarão cobrir o percurso de 200 km que é dividido em seis etapas com postos de inspeção distribuídos a cada 6 km, onde os atletas são monitorados por uma equipe médica e reabastecidos com água. A etapa mais longa é de 80 km e parte dela deverá ser percorrida a noite!
No final de cada etapa eles dividirão um acampamento previamente construído pelos comunitários e apoiados pela Exercito, Corpo de bombeiros. Enquanto uns descansam, outros alimentam seus blogs, web sites e familiares através de um sistema efetivo de internet, com informações sobre o evento que está entre os cinco maiores do planeta.
Quase não chove durante o mês de outubro, mas os competidores terão que lidar com a alta umidade da região e temperaturas que chegam 40 c de dia e 24C à noite. Ainda os competidores devem preparar-se para um eventual pé d’água do verão Amazônico.
Não é necessário ter experiência com a floresta para participar da maratona, mas é fundamental estar em boa forma e estar determinado. Um corpo em forma é necessário para percorrê-la, entretanto uma mente forte é fundamental para concluí-la.
Para mais informações acessem www.junglemarathon.blogspot.com ou www.junglemarathon.com

AVEIRO

O município de Aveiro, constituído dos distritos de Aveiro, Brasília Legal e Pinhel, pertence á mesorregião Sudoeste Paraense e á microrregião Itaituba.

Sua origem remonta à época da formação de uma aldeia de índios Mundurucus, denominada Tapajós-Tapera, localizada à margem do rio Tapajós, com índios descidos do alto deste rio. Essa aldeia alcançou grande progresso e obteve a denominação portuguesa de Lugar de Aveiro, por ato do governador e capitão- general José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la.

LIMITES
Ao Norte - Santarém, Juruti e Belterra
A Leste - Santarém e Rurópolis
Ao Sul - Rurópolis e Itaituba
A Oeste - Estado do Amazonas
Em aveiro a temperatura do ar é sempre elevada, com média anual de 25,6ºc e valores médios para a máxima de 31ºc e, para a mínima de 22,5ºc.
Quanto à unidade relativa, apresenta valores acima de 80%, em quase todos os meses do ano.
A pluviosidade aproxima-se dos 2.000mm anuais, porém é um tanto irregular, durante o ano. As estações chuvosas coincidem com os meses de dezembro-junho e, as menos chuvosas, de julho-novembro.
A maior parte do Município é recoberta pela Floresta Densa com emergentes, nas margens do rio Cupari. Em áreas isoladas, ocorre a Floresta Aberta mista (com palmeiras). Ao longo das margens do rio Tapajós, onde existe influências de inundação, e nas ilhas predominam as Formações pioneiras e áreas de Tensão Ecológica onde a Floresta Densa se encontra com as Formações Pioneiras. A alteração da cobertura vegetal, observada em imagens LANDSAT- TM, do ano de 1986, é de 3,64%.

LOcalizam-se no municipio de Aveiro o Parque Nacional da Amazônia, com área total de 994.000 ha ( 9.940km²), sendo no Estado do Pará 960.690 ha (9.606,90 km²), com a maior área no município de Itaituba; a Floresta Nacional do Tapajós, com 600.000ha. (6.000km²), dos quais pequenas partes estão nos municípios de Belterra e Rurópolis.
O município de Aveiro contém a área indígena Andirá-maraú, que abrange os Estados do Amazonas e Pará, sendo que neste último a área é de 465.868ha (4.658.68 km²) com partes também nos municípios de Itaituba e Juruti.

A hidrografia no município de Aveiro é representada, prioritariamente, pelo rio Tapajós que faz limite parcial ao sul com Rurópolis, em parte de seu médio e baixo curso. O Tapajós recebe em ambas as margens, uma série de afluentes inexpressivos. Na margem direita está localizado o mais importante, o rio Capuri, no seu baixo curso que serve de limite parcial a Sudoeste com Rurópolis. É na margem direita que está situada a sede do Município. Pela margem esquerda o Tapajós recebe alguns igarapés como: Parone, Açú, Arara e igarapé Furo do Custódio, limite com Itaituba. No centro e a oeste, destacam-se as nascentes dos rios Andirá, Mamurú e Arapiuns.


extraido de http://www.aveiropara.com.br/?op=cidade

Belterra



Belterra é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 02º38'11" sul e a uma longitude 54º56'14" oeste, estando a uma altitude de 152 metros. Sua população estimada é de 20.000 Habitantes. Possui uma área de 2640, 699 km². O acesso de ônibus apartir de Santarém é diário. A maior parte da Floresta Nacional do Tapajós está em sua área.
História
Sua origem vem do sonho do visionário norte-americano Henry Ford que construiu na década de 1930 uma cidade fora dos padrões brasileiros em plena floresta amazônica. Com uma estrutura nos padrões das pequenas cidades do interior dos EUA, que é vista na arquitetura das suas casas, nos jardins, nos hidrantes e etc...
Hoje é município situado no Oeste do Pará. Tem locais interessantes como o Telecentro de Inclusão Digital de Belterra. A Praça Brasil é interessante e fica bem no centro da cidade.
(taken from Wikipidia (Given enough eyeballs, all bugs are shallow)

Wednesday 13 August 2008

Cooperation+ contact+ hot water+tea+you name it.

Depois......

Antes, durante e depois ou Vversa



Maguari is part of the 80km stage...

...which means you will need extra
energy for your torch and yourself.


Before & after.


You'll laugh, cry and sweat... you will feel alive!!!





www.playteam.com.br


A PlayTeam é uma equipe formada por amigos com um vício em comum, correr! ...e que estimulam e promovem eventos esportivos com objetivos de integração social e valorização pessoal.
Estamos todos juntos gente!!!!

acesse e pratique!

Little tension just before starting...



I quick visit to the bar is always welcome

Hammocks were invented by


...South American natives. It is a compulsory item in the competition.
Be free to use any knot you know, just make sure it is a safe one.
Falling off a hammock may cause you serious back ache. Right Chris??

Buscam-se patrocinios!



Equipes locais e mesmo a direção da Jungle Marathon devem ter menos problemas em conseguir patrocínio este ano,
uma vez que a popularidade da Maratona da Selva cresce em todo lugar. Muitos dos canais de televisão nacional e internacional, blogs, websites e radios estarão cobrindo a Maratona da Selva de 2008. Ainda estou pra ver tamanha disponibilidade de acesso a mídia cotidiana atraves dos mais eficazes canais de comunicação.

Se vc tem interesse em divulgar sua empresa,
expondo sua marca ou produto pro Brasil e mundo,
seja atraves dos produtos e meios da Jungle Marathon
ou pelos competidores locais entre em contato
conosco pelo email: gilserique@gmail. com

Os manos tem que ter o próprio alimento e...


- Let me see: Hammock,torch,compass,matches, safety pins.....Good luck mate!!

Tecnologias aplicadas


Maratona da Selva 2007



Rod Dowling- Apoio


Rod é parte integral da Maratona da Selva desde sua concepção, isso fez com que ele criasse laços de amizade em várias comunidades.

O indispensavel apoio moral dos comunitários



Tapajos National Forest


The Tapajos National Forest is the second largest conservation unit
located in the Tapajos river watershed, a region of great biodiversity, with many species endemic to the region, and extremely scenic.
It is the only conservation unit located near an urban centre that protects such a large portion of the flora and fauna of clear water river systems.

There are over 1400 families divided in 29 communities, mostly settled along the Tapajos River, living in traditional style in the near 600.000 hectare that compose the reserve.
They cultivate manioc, corn, rice, watermelon, fish, gather turtles,
brazil nuts, oils, resins, sell handcrafts and more recently practice
ecotourism, which creates a good perspective for the local economy and
conservation.

This local population of caboclos, mostly born in the region, are
descendents of Portuguese, originally attracted by rubber collecting,
and the indigenous people.
Currently, most of the communities are supplied with tapped water and
water wells. A boat-clinic provides medical assistance, and some
social and environmental projects are developed thanks to
non-governmental organizations.


Igapó forest also occurs in the reserve, where highly threatened species of water
mammals like river otters, giant otters and manatee can be found,
particularly during the rainy season which lasts from December to
July, with most precipitation occurring from December to May. Some
300 different species of fish also depends on such habitat. They are
Tambaquis, Pirarucus, stingrays and cat fish to mention some.

Dense tropical forest, most located in Terra Firme hosts an array of
mammals including spider monkeys, jaguars, tapirs, two-toed sloths and
more common games like pacas, agoutis, peccaries, capuchin monkeys,
Howler monkeys and Silvery marmoset.
Over 300 species of birds can be found in the Tapajos national forest;
amongst these are harpy eagles, crested eagles, white-tailed cotinga,
bare-eyed antbird, pale-faced antbird, purple-breasted cotingas,
hoatzins.

The Psittacidae family is quite well represented by Hyacinth macaws,
Red-and-green macaws, Scarlet macaws, Blue-and-yellow macaws,
red-bellied macaws, Vulturine parrots and Golden Parakeet, the symbol
of Brazil.

Reptiles, amphibians and insects are also plentiful and very little
studies have been carried on this field, creating an infinite
environment for researches.
The Santarem-Cuiaba highway gives access to the park as well as the
Tapajos River.

Friday 1 August 2008

Per....


...is confirmed for this year. He will certainly do the 200k this time!!! He will will get a medal for being the nicest bloke in the race.