Thursday 31 July 2008

Flona Tapajos


Arara-azul-grande, Arara-vermelha-grande, Arara-canga, Curica-Urubu, Ararajuba, Gaviao-Real, Tucano-de-bico-preto, Gavião Tesoura, Gavião-de-penacho e aves terrestres e semi-terrestres como Mutum-cavalo, macuco, mãe-da-taoca-de-cara branca e Mãe-da-lua gigante são apenas algumas da muitas espécies que compõem a ave-fauna da Floresta Nacional d0 Tapajós.

Entre os peixes o destaque é para PirarucuS, TucunaréS, Tambaqui, arraias e acaris.
Há muito que se estudar sobre os aborígenes que aqui viviam e sua cultura milenar, como também a fauna de insetos, repteis e anfíbios, que compõem uma biodiversidade ainda a ser conhecida.

Flona Tapajos

FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS (Pará )
Unidade de Uso Sustentável
Municipios de Belterra, Placas, Santarém, Aveiro e Ruropolis.
Área: 600.000 ha
Criação: Decreto 73.684 (19/02/1974)

Rio Tapajós, Rio Curuá-Una, Rio Moju e adjacentemente o Cupari ao sul são os principais rios.
Temperatura média de 25°C; precipitação de 1.900mm(Dezembro a Maio); Umidade relativa do ar de 88%.


Flona Tapajós



A maioria das vinte e quatro comunidades (1100 famílias) que encontra-se nos 600.000ha da FLONA Tapajos,estão localizadas as margens do Rio Tapajós e vivem do extrativismo e agricultura de subsistência praticada particularmente nas “terras pretas de índio”, localizadas a 2k da margem do Rio Tapajós e mais recentemente do ecoturismo.
Andiroba, frejó cinza, sucupira, pau’d’arco, amapá, castanha do pará, cumarú, itaúba, maçaranduba, tachi bravo-da-mata, frejó comum, quaraborama e fava arara tucupi são espécies de arvores em destaque.
A fauna de mamíferos é composta por Macaco-Aranha, Onça Pintada, Tamanduá Bandeira, Anta, Preguiça-real, Lontra, Ariranhas e Peixe-boi são encontrados entre uma variedade de outros mais comuns, como Pacas, Cotias, Veados, Porcos do mato, Tatus, Macaco prego, Guaribas, Macaco suim e de cheiro.

Wednesday 30 July 2008

Check your items...

...and and bring a frisbee if you can.
You will have energy to play on the first day

The medical team...


....is always giving its best attention, humour and care to the runners.

Local competitors...




...from last year were quite successful in reaching the finish line.

Proud, joy and pain were coming out of their ears.

Tuesday 29 July 2008

Santarem with 300.ooo inhabitants is located...









...quite between Manaus and Belem, the two largest cities in the Amazon.
It is historically known as the source of rubber tree seeds, taken by Henry Wickham who lived here from 1870 to 1876, when he smuggled 70.000 seeds of rubber tree to England, eventually planted in the British colonies.

Santarem is surrounded by nature and hospitable people. We all love sports as you can see. Jungle Marathon is a big add to the city.

The well-protected 600.000 Hectares...



...forming the Tapajos National Forest contain all sort of terrain,
making the competion even a bigger challenge

Peter...


...gives you an idea of how much pleasure you can feel by giving a big slap on the finish banner.

Be welcome & have fun!!!!


Este ano acima de 80 corredores irão participar da Maratona da Selva. Brasileiros dividirão a aventura com Chineses, Dinamarqueses, Estado-unidenses, Australianos, Austríacos, Franceses, Africanos, Escoceses e Belgas. Encontram-se entre estes os maiores maratonistas da atualidade.
Vários corredores não conseguiram a façanha de terminar a corrida nos anos anteriores, mas a maioria começará uma incrível aventura em que o espírito esportivo encontrará o espírito da floresta.
A Maratona da Selva acontece durante os dias 7 e 16 de Outubro. Para maiores informações entre em contato com nosso coordenador de mídia Gil Serique através do email: info@junglemarathon.com e visit http://www.junglemarathon.com/

it was just a bee sting!!




Profissionais locais e de outros países, que formam a equipe, dão apoio logístico aos intrépidos competidores que levam sua própria comida e equipamento e que passam por postos de inspeção localizados a cada 6 km, onde são reabastecidos com água e monitorados por uma equipe médica.

The Biodiverse Tapajos National Forest




O palco da Maratona da Selva são os 600 mil hectares da Floresta Nacional do Tapajós, onde os competidores interagem com os moradores das várias comunidades. Moradores de Itapuama, Jamaraqua, Maguari entre outros são responsáveis pelos acampamentos construídos ao longo das praias de areia cristalina do Rio Tapajós, e cercado por uma incontestável biodiversidade de floresta tropical.

Camp at Itapuama


No dia 7 de Outubro de 2008 atletas Brasileiros e dos quatro cantos do mundo irão novamente começar uma jornada na cidade de Santarém de onde partirão para a comunidade de Itapuama. Lá eles terão dois dias para se aclimatarem e aprender a como se livrar dos vários obstáculos que irão encontrar durante os cinco dias, e nos 200 km da Maratona da Selva.

The Amazon is Flat


Andreas makes the Amazon "flat" providing internet conexion to updates and family rings.

Saturday 26 July 2008

Good luck dude!!!


Elton Santos é o Maratonista nativo de Santarem
que tem conseguido os melhores resultados
nas versões anteriores da Jungle Marathon.
Para este ano, ele entusiasmado,
promete quebra de Recordes na Jungle Marathon
que já são seus, especialmente a etapa dos 85 Km.

Boa sorte caboco!!!

Friday 25 July 2008

Elements/competitor





Derek has been routinely featured in several international and local publications. He is a regular motivational speaker to children's schools, corporations, governments and professional organizations. Derek is one of the largest individual charity fundraisers for the Society For The Prevention Of Cruelty To Animals (SPCA). Derek holds a world record in ultra-marathons for being the first Chinese to successfully run across the Sahara Desert, the Gobi Desert, the Atacama Desert and the South Pole. Derek is the author of a motivational book titled "Kwik Fix".

start







jungle environs

Coffee break at Maguari
The Camp at Itapuama




Camp along the Tapajos River




sponsors











Thursday 24 July 2008

Welcome to the Jungle